quinta-feira, julho 05, 2012

VELHAS OPORTUNIDADES


VELHAS OPORTUNIDADES
Fui um dos subscritores do “Manifesto para uma Esquerda livre”, cujos promotores foram – entre outros – Rui Tavares (Eurodeputado) e Daniel Oliveira (Dirigente do BE). Não vou alongar-me naquilo que me fez subscrever o Manifesto, mas acreditei na ideia de uma Esquerda diferente e livre. Puro engano.
                Como seria de esperar, a esquerda jurássica reagiu, lançando um Congresso das Alternativas. E o que fazem Rui Tavares e Daniel Oliveira? Logo correm atrás da sereia gorda que mais os encanta. Ou seja: ostentam agora orgulhosamente nas suas crónicas jornalísticas o seu apoio babado ao Congresso das Alternativas.
                Mas o Manifesto não era suposto ter nascido para combater essa mesma esquerda que não é “livre”? Essa Esquerda dos Vasco Lourenço, o qual após décadas de coma induzido acorda agora descobrindo que este governo é que é mau? E os outros governos, o que eram? A esquerda dos Mário Nogueira da Fenprof que, qual Neville Chamberlain assina “memorandos de entendimento” com um Ministério praticamente derrotado? A esquerda dos Louçã que apoiou candidatos presidenciais frívolos e posa para as câmaras da SIC num anúncio de publicidade? A Esquerda que serviu de rampa de lançamento da aspirante a pin-up Joana Amaral Dias? A Esquerda dos sindicatos que continuam a marcar greves à Sexta e em véspera de feriado?
                Não. Não será essa Esquerda que os portugueses precisam. E se os promotores do Manifesto entendem que é na esquerda jurássica que estão as “velhas oportunidades” que lhes interessam… pois “que se van!”, como dizem em Espanha. Não contem comigo.
Obrigado

Sem comentários: